O que é o PIX

O Pix é uma solução criada pelo Banco Central para facilitar o fluxo de pagamentos entre usuários. O sistema foi desenvolvido para aprimorar o processo de transferências bancárias, tornando-o mais ágil, com taxas bastante baixas e processos digitalizados, possibilitando a liberação da quantia em até 10 segundos.

A necessidade de redefinir a economia digital tem impulsionado a necessidade de criação de novos meios de transação financeira. Afinal, constantemente os brasileiros precisam se esforçar muito para receber por meios convencionais como transferências bancárias, pagamentos feitos à mão ou em sistemas próprios de empresas.

O PIX foi criado especialmente para aprimorar e tornar mais eficiente os meios de pagamento e transferência bancária para usuários brasileiros.

Esse novo sistema foi projetado com as seguintes premissas principais: praticidade, facilidade, segurança, otimização na realização de pagamentos e transferências bancárias para usuários do país.

Todo esse contexto para alavancar o PIX vem sendo construído desde que o Banco Central anunciou sua intenção de modernizar a economia brasileira a partir de diversas medidas, como a criação do sistema de pagamento instantâneo.

O que é o PIX

O PIX foi criado com o mesmo objetivo de sistemas já existentes, como TED e DOC, que é possibilitar que usuários façam dinheiro chegar a outros usuários de forma rápida e segura. A diferença entre eles está no modo de operação, pois o PIX promete realizar as transferências e pagamentos virtual, sem taxas e em fração de segundos a partir do gerador de pix ou chaves.

O Banco Central, com a atualização da economia digital, autorizou o uso do novo sistema, que se diferencia dos outros meios convencionais de transferências por materializar a ação de enviar dinheiro de uma pessoa para outra de forma instantânea.

Isso acontece por meio da utilização do mecanismo chamado QR code, em que cada usuário tem sua chave única, gerada a partir de dados cadastrais.

Deste modo, se torna possível manter diretamente a carteira digital das pessoas, registrando os movimentos que ocorrem quando elas precisam acessar seu saldo em meios virtuais. Assim que os pagamentos são realizados, essa taxa é devolvida para as contas bancárias de quem emitiu a transação.

O que é Necessário para Usar o PIX

Para utilizar o PIX como meio de transferência ou pagamentos, é necessário que os usuários possuam uma conta de um banco que aceita essa solução tecnológica, que pode ser virtual ou corrente.

Além disso, é preciso aderir ao sistema do Banco Central, realizando um cadastro com o envio de dados pessoais, tais como CPF, endereço, e-mail, etc.

Uma vez cadastrados, os usuários possuem acesso a seu QR code, o qual pode ser usado para facilitar o processo de pagamento entre pessoas físicas e empresas que aceitam a solução.

Como Usar o sistema PIX

O PIX é bastante simples de ser usado. O usuário, como já visto acima, deve ter uma conta de banco que já aceita esse sistema tecnológico.

Após o cadastro, cada usuário terá seu próprio QR code que será usado para realizar os pagamentos.
Depois, cada usuário deve acessar o app do banco que possui a conta cadastrada. Com o app aberto, o usuário deve acessar a opção “pagamentos” e escolher a opção “pix”.

Após isso, é necessário informar dados da transação, como banco, quantia, CPF do destinatário, nome do recebedor, etc. A partir desta informação, o PIX emitirá o QR code que deve ser enviado ao destinatário.

A partir desse momento, o destinatário tem acesso a quantia e pode transferir para sua conta bancária.

Principais vantagens do PIX

O PIX oferece diversas vantagens para seus clientes. A principal delas é que o pagamento é realizado imediatamente com taxas reduzidas.

Além disso, outras vantagens importantes podem ser citadas. Algumas delas são:

  • Fácil e rápida execução das transações;
  • Realização de pagamentos e transferências para pessoas físicas e jurídicas;
  • A possibilidade de programar pagamentos, transferências entre contas bancárias ou via QR Code compliance;
  • Disponibilização das informações de pagamento para serem verificadas, como data, valor, banco, CPF/CNPJ cadastrado e informações enviadas pelo próprio cliente;
  • Praticidade de pagamento, pois as transações podem ser realizadas em aplicativos de bancos ou diretamente em caixas eletrônicos;
  • Possibilidade de envio de recursos entre contas de diferentes bancos;
  • Verificação do estado limite de uso de contas bancárias (limite de saldo e limite mensal);
  • Oferecimento de segurança contra fraudes e golpes, uma vez que os pagamentos com PIX são sempre certificados;
  • Rastreamento de todas as transações.

Perguntas Frequentes

O PIX é seguro?

Sim. O sistema de pagamento do PIX foi projetado com segurança em mente, e é mantido por servidores credenciados e certificados pelo próprio Banco Central. Além disso, todas as transações realizadas com o PIX são auditadas, permitindo a verificação de detalhes como o banco origem e destino, valor, data da transação e outras informações relacionadas.

Quais são as tarifas referentes ao PIX?

A maior parte dos bancos brasileiros oferece serviços do PIX sem a cobrança de taxas adicionais. Logo, todas as transferências entre usuários com a mesma instituição bancária tendem a ser gratuitas. Para outros bancos, as taxas de transferência costumam variar entre R$0,20 e R$6,00 por transação realizada.

É possível usar o PIX para enviar e receber dinheiro de outros países?

Não. Atualmente, a solução tecnológica do PIX não possibilita transferências ou pagamentos entre usuários de países distintos.

Quanto tempo leva para que o dinheiro caia na conta usando o PIX?

A solução tecnológica do PIX promete que os pagamentos serão liberados em até 10 segundos, ou seja, a transação é praticamente instantânea.

É possível programar pagamentos com o PIX?

Sim. A maior parte dos bancos brasileiros oferece a possibilidade de programar pagamentos de acordo com a necessidade dos clientes. Por isso, é possível programar o envio de quantias específicas em datas específicas.

Conclusão

O PIX se destaca como uma solução tecnológica que facilitou significativamente o processo de transferência e pagamento de valores entre usuários. O sistema permite que membros cadastrados realizam transferências e pagamentos com taxas reduzidas, além do processo seguro e de rápida execução das transações.

A partir de 2020, o PIX oferece diversas vantagens aos usuários, como a possibilidade de programar pagamentos, transferências entre contas bancárias, verificação de estado limite de contas e segurança contra fraudes.

Desta forma, a solução é ótima para quem deseja realizar pagamentos e transferências de forma conveniente, rápida e segura.

Leia Também →  Como aumentar as vendas de um restaurante

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Managed by Immediate JFusion