Esse é o Coelho, ele é o personagem principal
dessa história, na qual vamos aprender alguns conceitos de Contabilidade e Finanças ele
é um cara ambicioso e quer ser dono do seu próprio negócio, ele quer ser empreendedor e
decidiu um ramo bem interessante para atuar: ele decidiu vender brigadeiro! ele vai montar uma
barraquinha em um local estratégico e vender os seus brigadeiros. Mas o nosso personagem está com
problema, ele tem apenas mil reais para iniciar o seu empreendimento e segundo seus cálculos ele
precisa do dobro disso para começar. Bom ele comentou com um amigo que já provou os brigadeiros
e tem uma grana sobrando (como dá para ver aí) o amigo acreditando na ideia resolveu investir R$
750 no negócio de brigadeiros mas o valor ainda não é suficiente então o nosso personagem decide
pegar um empréstimo de R$ 250 no qual lhe foi cobrado uma taxa de 10% ao ano para que ele pague
em cinco anos. ééé parece que agora ele já tem um capital que precisa para iniciar o seu negócio..
mas antes ele precisa se organizar.. para isso ele corre no seu caderno e começa a fazer suas
anotações bom os recursos que têm para iniciar o empreendimento são R$ 1000 que ele próprio
colocou R$ 750 que o investidor decidiu aportar os R$ 250 tomado como empréstimo que ele vai
pagar 10% ao ano um total de mil reais agora ele tem que comprar a barraquinha o leite condensado o
chocolate em pó, a manteiga, o granulado, o fogão Além disso ele sabe que seu brigadeiro é bom
tenha um bom lugar para vender Já tem clientes que gostam de brigadeiro logo ele está confiante
mas deve planejar ainda qual o preço de venda do Brigadeiro qual o custo do Brigadeiro Quais as
margens de lucro e qual receita estimada. AH não pode esquecer de ficar de olho no caixa para ter
dinheiro para pagar os empréstimos para possíveis reformas da barraca que tem que saber até quando
que essa barraca vai durar também tem que prestar conta o sócio e quer saber como está o negócio e
ainda pagar os impostos! É parece que não é fácil cuidar de tudo no caderninho é tanta informação
tantas decisões que ele tem que tomar e parece que o coelho vai ter que conhecer alguns conceitos
antes de tocar o seu negócio… O primeiro conceito importante que vamos conhecer é
a diferença entre esse cara ( o investidor que decidiu ter uma participação na barriquinha de
brigadeiro) e esse cara que realizou um empréstimo ao nosso empreendedor podemos dizer que o risco
dessas duas transações é diferente perceba que a posição de ambos frente o negócio é completamente
diferente. Caso de tudo errado.. o faturamento com brigadeiro não seja suficiente para fazer a
barraquinha vingar o sócio que acreditou na ideia pode acabar sem o seu aporte Inicial perdendo o
dinheiro que investiu isso porque ele também é dono e não tem um prazo específico para reaver
o seu investimento ele acredita no potencial do negócio.. já o cara que emprestou o dinheiro ele
tem um prazo para receber já está acordado quanto receberá no futuro é de brigadeiro não der certo
ele vai ter o seu dinheiro de volta nem que para isso a barraquinha, que é base do negócio, tenha
que ser vendida, porém se os brigadeiros forem um sucesso e o empreendimento prosperar o nosso
investidor pode aumentar ainda mais seu patrimônio tanto com o crescimento da empresa quanto com a
sua participação nos lucros com os dividendos o nosso amigo aí não vai ter acesso a isso tudo pois
como acordado o prazo e juros que ele irá receber já foram definidos. O segundo conceito que vamos
ver aqui é o de empresa: que é só você procurar no Google aí que vai encontrar: organização
Econômica civil ou comercial constituída para explorar o ramo de negócio ou oferecer ao
mercado bem e serviço no nosso caso brigadeiro essa empresa ela vai ter um nome no CNPJ inclusive
já foi pensado e essa organização terão patrimônio próprio e vamos ver agora como é formado nós temos
os dois sócios sendo que o coelho entrou com meu reais e o investidor com 750 logo a composição
patrimonial da empresa e de 1.750 sendo que 57 por cento e do coelho que bolou a ideia e quarenta
e três por cento do investidor e o tiozinho que emprestou o dinheiro onde ele entra na verdade ele
não entra aqui ele não tem participação visto que ele é apenas emprestou o dinheiro se pensarmos
nesse patrimônio como pequenos pedacinhos da empresa.. pera aí.. a menor parcela do capital
social de uma empresa.. Esse é o conceito de AÇÃO aquela que é negociada na bolsa! Então se
a gente colocar cada ação valendo um real nós temos a seguinte composição acionária um total
de 1.750 ações 1000 ações do coelho 750 ações do investidor que tá com dinheiro saído do bolso aí
isso significa que o coelho além de ser o criador da ideia ele ainda é controlador da empresa ele
consegue tomar as decisões porque ele possui a maior parte do capital da empresa Mas voltando
à nossa história o jovem é estava enrolado com seu caderninho tentando controlar tudo e registrar
para não esquecer na hora de tomar suas decisões e ele está com a seguinte pergunta na cabeça como
registrar e controlar tudo o que acontece com o meu negócio para que ele possa explicar para
o sócio e tomar as decisões conforme a empresa cresce.. bom é só ele pesquisar um pouco que ele
vai perceber que assim como ele está registrando o quanto a sua empresa vale.. o patrimônio.. da onde
vem o dinheiro e as possíveis decisões que ele vai tomar teve uma galera que fazia a mesma coisa
muito tempo atrás nas paredes da caverna em tábuas de argila mas na época eles controlavam Quantos
animais tinham.. as trocas que faziam entre eles desenhando um animalzinho na parede fazendo
palitinhos do lado! O que o coelho precisa é da contabilidade uma ciência que tem por objetivo o
estudo das variações quantitativas e qualitativas ocorridas no patrimônio das entidades, ou seja da
sua empresa, mas o Coelho não é bom com matemática ele não vai se dar bem nessa ciência exata Entenda
de uma vez por todas contabilidade não tem nada a ver com matemática não é uma ciência exata,
contabilidade é uma ciência social aplicada que fala da relação entre as contas e usa dos números
para evidenciar a característica quantitativa do patrimônio. OK OK eu já entendi mas como que a
contabilidade vai resolver o problema do Coelho.. bom vamos lá vamos colocar aqui dá onde tá vindo
toda a grana que entrou no negócio até agora: tem um mil do coelho os 750 investidores os 250
do empréstimo fechando os dois mil necessários. Do outro lado vamos colocar onde esse dinheiro está
alocado. Por enquanto tá tudo no caixa da empresa porque depois que registrar isso aqui e a temos
que comprar barraca os insumos e começar a fazer os brigadeiros. Mas peraí o dinheiro é diferente!
O dinheiro do Coelho do sócio.. como nós vimos lá atrás a questão do Risco e participação negócio
blá blá verdade! então pera aí.. Vamos separar o empréstimo do Tiozinho e a grana que compõem o
patrimônio da empresa e vamos chamar esse aqui de ativo e passivo os mesmos dois mil que tem de um
lado tem o outro interessante né? na verdade essa lógica de Registro é a base da contabilidade nós
temos uma coisa chamada equação da contabilidade que diz que o total de ativos é sempre igual a
soma de passivos com patrimônio líquido! Humm bom então se eu colocar o capital próprio aqui o
capital social que forma o patrimônio líquido.. Se eu colocar que o capital de terceiros o passivo
na conta de empréstimos Se eu colocar que a grana que tá no caixa o ativo o nome disso vai ser o
balanço patrimonial o balanço da empresa e se eu colocar um logo aqui uma data desse balanço
e a moeda corrente que estão registrados esses valores Nossa ficou muito parecido com alguma
coisa que eu já vi em algum lugar Humm todas as empresas (de capital aberto) então publicam
isso.. olha Vale a Petro ativo passivo patrimônio líquido a data o logo a indicação da moeda que
tá sendo representada Só para entender melhor como que funciona essa equação fundamental a
gente pode imaginar aqui o ativo é tudo que a empresa possui o passivo é tudo que é devido aos
credores (a terceiros) e o patrimônio líquido é tudo que é devido aos acionistas então sempre
eu vou ter que ter uma origem de recurso e uma alocação de recursos na contabilidade a gente
chama isso de débito e crédito são as partidas dobradas mas aí a gente já está se aprofundando
muito fica para outro vídeo a explicação de como isso funciona vamos voltar para nossa história
Agora que o coelho já conhece a contabilidade e sabe que precisa registrar os eventos que afetam
o patrimônio da sua empresa ele já pode começar o seu negócio a primeira tarefa é comprar os
insumos para fazer os brigadeiros assim como a barraquinha e o fogão uma manteiga o chocolate o
leite condensado e o granulado ele gastou R$ 200 já com uma barraquinha e com fogão ele gastou
R$300,00 Então vamos voltar ao nosso balanço e registrar isso tudo: a composição patrimonial e
os empréstimos não mudaram com essas compras.. já o caixa da Empresa que antes registrava dois
mil agora tem R$ 1500 isso porque ele é adquirir R$ 200 em estoques e R$ 300 na barraquinha que
é o imobilizado. Agora sim a barraca está aberta os brigadeiros estão prontos e os clientes já
e o nosso empreendedor está muito empolgado!! mas calma mantenha a postura aí que tem muita
coisa a ser feita.. para ajudar nas vendas o coelho e contratou uma auxiliar visto é muito
trabalho para uma pessoa só.. então agora que o negócio tá rolando tem alguns detalhes que
precisam ser vistos: a barraca de brigadeiros a estrutura física não vai durar para sempre ela vai
sofrendo um desgaste (depreciação) com o tempo a estimativa que ela dure 5 anos logo como custo de
aquisição dela foi de 300 reais ela vai depreciar 60 reais por ano.. o salário de ajudante aí como
ela aparece de vez em quando o combinado foi de 530 reais por ano no primeiro ano foram vendidos
800 brigadeiros cada um custando um real logo o faturamento Total foi de R$ 800 e o custo foi de
R$ 200 agora vamos registrar tudo isso e fazer o fechamento do primeiro ano do nosso negócio para
registrar qual foi o resultado do exercício.. não vamos para o balanço patrimonial.. vamos para
outro relatório contábil que evidencia se as operações de uma empresa estão dando lucro ou
prejuízo considerando um determinado período de tempo no caso aqui o primeiro ano das operações
da barraca de brigadeiro então eu vou colocar aqui a receita total de R$ 800 ou custo de R$ 200
perceba que o custo tá entre parentes indicando o valor negativo a depreciação do nosso imobilizado
e a barraquinha e fogão de R$60 por ano e o gasto com a mão de obra da nossa ajudante que foi de
R$ 530 tirando todos esses valores negativos nosso faturamento temos o lucro antes de
juros e impostos que foi de R$ 10 reais, a primeira coisa que podemos fazer com essa
estrutura pronta é dividir o lucro pela Receita para verificar qual a nossa margem de lucro
fazendo isso vemos que o indicador de margem de lucro é de 1,25 por cento mas calma não podemos
esquecer que temos um empréstimo pagamos dez por cento ao ano acrescentando as R$ 25 pratas do
juros anual do Tiozinho aí nós temos o nosso lucro antes dos impostos que foi de menos R$ 15 tirando
os impostos que na verdade não temos por enquanto e vamos ao prejuízo líquido de R$ 15 reais
antes de analisarmos melhor esses valores e seus impactos no negócio é importante que você
perceba uma coisa a diferença entre o balanço patrimonial e a DRE (Demonstração do Resultado
do Exercício) perceba que o balanço registra o patrimônio da identidade (da empresa) em uma
data específica.. é como se eu olhasse para o negócio de brigadeiros e visse uma foto
do patrimônio em uma determinada data já a DRE (Demonstração do Resultado do Exercício)
demonstração do resultado do exercício apresenta tudo que ocorreu durante um ano de operação a
receita de R$800 foi auferida durante todo o ano logo eu posso entender que essa demonstração
é como um filme que conta a história do ano todo existem outros demonstrativos que cumprem esse
papel de contar uma história para entender o que acontece um negócio e como ele está indo
analisando todos em conjunto você consegue perceber detalhes e entender mais sobre o que
aconteceu com a empresa para facilitar você pode calcular indicadores como fizemos ali atrás
com a margem de lucro Mas quem quer saber da história da empresa.. bom a ajudante do coelho
quer saber se vai ter emprego no próximo ano se o negócio do Brigadeiro está prosperando..
o investidor que fez seu aporte quer saber se fez um bom negócio e se irá colher frutos do seu
investimento.. o banco que fez um empréstimo quer saber como está a situação caso com ele precisa
de um novo empréstimo o governo quer saber se tá rolando um tal de lucro ali pois ele quer
aparecer na demonstração de resultado na linha de impostos e você que está acompanhando esse
vídeo até agora quer saber se ele vai conseguir ter sucesso na sua jornada os analistas que
vendem relatórios comentando sobre as empresas e indicando investimentos também estão de olho
os grandes fundos de investimentos estão atrás de boas oportunidades para lucrar também estão
de olho, enfim, Tem bastante gente interessada na história que essas demonstrações contam. Agora que
já conhecemos um pouco das demonstrações e sabemos que elas contam histórias precisamos analisar
melhor a função de cada uma continuar registrando os eventos calcular indicadores e conhecê-los
melhor, afinal, boa parte desses indicadores que você vê por aí tem os nomes em inglês e muitas
vezes você não sabe o que ele representa.. Mas e o futuro dos brigadeiros do coelho, bom o futuro
não está nas demonstrações contábeis, o futuro não está no relatório dos analistas, o futuro não
está na dica do seu assessor de investimentos, o futuro ninguém sabe, o futuro envolve risco
como já vimos no começo do vídeo.. O negócio de brigadeiros pode continuar dando prejuízos que
os nossos amigos aí entrarem para as estatísticas da maioria das empresas que abrem e não prosperam
e isso pode ocorrer por vários motivos inclusive porque nesse ramo de doces tem uma concorrência
pesada ou os brigadeiros podem ser o sucesso e os nossos personagens faturar em Alto cogitando
a possibilidade de expandir seus negócios e irem para a bolsa de valores o coelho aí já até imagino
o ticker da ação negociada (COEL3, BRIG4) mas para isso para acompanhar essa história você
precisa se inscrever no canal e acompanhar toda essa jornada Aproveita que vamos parar
por uns segundos e já se inscreve no canal! e o recado final do vídeo é para aqueles que já
tenham experiência na área ou entendem um pouco e deve estar se questionando Nossa que taxa de
depreciação é essa colocou fogão e a barraca no mesmo pacote essa empresa tem uma tributação Sim
ela pode ser meio ou pretende pelo simples, 10% ao ano que Taxa de empréstimo? ele tá falando de
ações para uma empresa que nem tá listada em bolsa nem é uma S.A. ainda Calma isso aqui é um vídeo
didático se você tem alguma coisa para acrescentar deixa aí nos comentários vai poder ajudar os
outros aprender também acredito que era isso ficamos por aqui no nosso primeiro vídeo e nos e
no próximo continuamos com a nossa história abraço
5 MELHORES APLICATIVOS DE FINANÇAS PESSOAIS | Resolva a sua vida financeira em 2021agosto 20, 2022
O que é planejamento empresarial?agosto 20, 2022
A PSICOLOGIA FINANCEIRA: O livro de FINANÇAS do ano! | Morgan Housel | SejaUmaPessoaMelhoragosto 20, 2022
DICAS FINANCEIRAS que mudarão SUA MENTE! (Educação Financeira, Dívidas, Pé-de-Meia) - PRIMO POBREagosto 20, 2022