Quais as vantagens do DevSecOps

No mundo atual, que vive conectado diariamente, a DevSecOps protege seu ciclo de desenvolvimento de software. Contar com ele é fundamental, afinal, isso garante a construção de programas confiáveis e que atendem os requisitos propostos.

Detectar vulnerabilidades com antecedência ajuda a otimizar o processo de desenvolvimento de software, no qual a equipe pode corrigir falhas de segurança antes de implantar um sistema. Saiba suas principais vantagens e aplique em sua empresa!

O que é o DevSecOps?

O DevSecOps – sigla para Desenvolvimento, Segurança e Operação -, é uma prática que une a segurança da informação em cada estágio do ciclo de vida de desenvolvimento de software. Seu principal objetivo é fornecer aplicativos seguros e robustos.

O ciclo de vida se refere às etapas nas quais um programa é desenvolvido, que parte desde a concepção inicial até a sua disponibilização em ambiente de produção para os usuários. Com isso, a abordagem DevSecOps visa atuar na segurança de todas as etapas.

Qual é a função do DevSecOps?

O DevSecOps auxilia a equipe de desenvolvimento para lidar com problemas de segurança, de forma eficiente. No modelo tradicional, as falhas de segurança eram identificadas somente após finalizar a criação de um sistema – ou seja, o processo de segurança da informação não andava  junto com o ciclo de desenvolvimento.

Ao adotar a prática de DevSecOps, as questões de proteção ao sistema atuam em cada etapa da criação do software para ajudar toda equipe a tratar as vulnerabilidades. Essa é a função principal desse papel no desenvolvimento de aplicações.

Quais as vantagens do DevSecOps?

A principal vantagem é que o DevSecOps protege seu ciclo de desenvolvimento de software. Esse processo permite detectar vulnerabilidades de software com antecedência. Como resultado, os usuários ‘sofrem’ menores interrupções no sistema e contam com maior segurança.

Leia Também →  Como melhorar a força do sinal WiFi em casa

Outra vantagem é a cultura de conscientização pela equipe. As equipes de software se tornam conscientes em relação às práticas recomendadas de segurança ao desenvolver qualquer aplicação.

Qual a diferença entre DevOps e DevSecOps?

A diferença entre DevOps e DevSecOps é que o segundo adiciona a camada de segurança nas etapas de desenvolvimento de software. Enquanto isso, a primeira abordagem visa acelerar o processo de criação, sem focar nas vulnerabilidades.

O DevOps é uma abordagem que combina o desenvolvimento com operação para agilizar a entrega de um sistema. Na abordagem tradicional, a equipe de desenvolvedores trabalham separados da equipe operacional, o DevOps une essas duas áreas para otimizar o processo.

Como implementar DevSecOps na empresa?

Para implantar o DevSecOps em sua empresa, é preciso adotar alguns passos. A consciência de cada membro sobre a segurança, a responsabilidade de cada um, o aprendizado contínuo e a colaboração da equipe são pilares para usar essa abordagem.

Para tal, é necessário seguir algumas estratégias que a empresa pode utilizar para implementar o desenvolvimento seguro em suas aplicações. Veja, a seguir, cada um desses passos:

Identificar ponto crísticos

Primeiro, a empresa precisa identificar quais os pontos são mais críticos em seu processo de desenvolvimento de software, ou seja, onde existem mais silos – departamentos distintos que não se comunicam diretamente entre si -, em qual momento existe maior esforço individual ou dificuldade de comunicação. Depois dessa análise, é possível planejar quais  práticas DevSecOps serão adotadas para tornar a comunicação fluida e compartilhada.

Fazer a transformação DevSecOps

A transformação é a tarefa de aplicar as práticas DevOps no dia a dia da equipe de desenvolvimento. As práticas são: desenvolvimento e entrega contínua, integração, teste e monitoramento contínuo, com feedback entre as equipes.

Leia Também →  Streaming online vs. Download: Qual é a melhor opção para armazenar mídia

Alocar profissionais da segurança da informação desde o início

O profissional de segurança deve ser responsável por incorporar de forma natural os controles de segurança durante as etapas de desenvolvimento. É ideal realizar testes para identificar falhas de segurança no código.

Usar tecnologias integradas e automatizadas

Para realizar os testes citados no passo anterior, e identificar vulnerabilidades com antecedência, é necessário usar ferramentas automatizadas e integradas, que aumentam a produtividade de toda equipe.

É nítido que o DevSecOps protege seu ciclo de desenvolvimento de software e que sua adoção permite entregar soluções seguras para seus clientes. Para atender essa necessidade, a Rainforest Technologies disponibiliza uma equipe especializada nessa área e oferece também soluções para o desenvolvimento seguro de sistemas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Managed by Immediate JFusion