Controle Pragas Urbanas – Controle de Formigas – Hoje, em mais um episódio de pragas urbanas, iremos falar sobre formigas, um inseto muito conhecido e que aparece em praticamente todos os lugares terrestres do mundo. Como qualquer ambiente natural, os centros urbanos podem ser colonizados por várias espécies de formigas. Existem aproximadamente 20 mil espécies de formigas no mundo, sendo que mais de 11 mil já foram descritas formalmente.
Controle Pragas Urbanas – Controle de Formigas
No Brasil há aproximadamente duas mil espécies das quais somente 20 a 30 são consideradas pragas urbanas, ou seja,
apenas um por cento. Das espécies de formigas urbanas as mais comuns são: formiga fantasma formiga louca e a formiga carpinteira. a urbanização levou diversas alterações ambientais levando ao desaparecimento de várias espécies de formigas. Porém, algumas se adaptaram a viver nas cidades, encontrando abundância de alimento e diferentes abrigos.
As formigas tem um cardápio variado de alimento dos quais podem se nutrir abrangendo desde açúcares, gorduras, óleos e proteínas até outros insetos e aranhas. Algumas cultivam fungos na colônia que também fazem parte de sua alimentação Os formigueiros podem ser encontrados no solo, sob calçadas, guarnições, forros, telhados, dentro e fora de casa As formigas são insetos sociais
organizados em castas.
Entendendo o Ciclo de Vida das Formigas
As formigas que vemos frequentemente são as operárias, composta apenas de fêmeas estéreis elas Elas são a classe mais numerosa e realizam tarefas como: alimentação de larvas e da rainha, procura de comida fora do ninho, limpeza da colônia e, se forem operária soldadas, realizam apenas a proteção da colônia. Elas possuem uma vida curta de até três meses e fazem tudo em prol da colônia. Há também a casta dos reprodutores, composta pelas rainhas e pelos machos reprodutores que tem essa única função.
A rainha é quem produz os ovos que passarão pelas fases de larva e pupa até virarem adultas. Um único ninho pode conter uma ou mais rainhas, mas quando falamos de espécies urbanas podemos encontrar até 200 rainhas em um único ninho e vivem de dois a quatro anos. A rainha da saúva espécie conhecida por ser uma praga agrícola, pode viver até 20 anos. Uma colônia pode durar aproximadamente 20 anos, podendo chegar a 40 anos caso a substituição da rainha.
Além disso elas não apresentam agressividade com outras espécies de formigas, ou seja, diferentes espécies podem transitar de um ninho para o outro A reprodução das formigas pode ser feita de duas maneiras: através do voo nupcial ou pela fragmentação de ninhos.
Em espécies domésticas a fragmentação é a principal forma de reprodução. A cópula é realizada dentro do ninho e as operárias levam a rainha fecundada para novos locais, fundando uma nova colônia.
O voo nupcial em espécies domésticas não é mais tão observado. Nesse caso, a cópula é realizada em pleno voo e a rainha fecundada procura um novo local para fazer seu ninho e perde suas asas. As formigas podem ter uma relação negativa com um homem, causando infestações em casas e apartamentos atacando alimentos ou provocando danos às estruturas. Tudo isso por causa de suas atividades na construção de ninhos, já que algumas espécies se alojam em fios elétricos, em tomadas e até mesmo dentro de equipamentos eletrônicos. Todas as espécies possuem ferrão e picam o que pode virar um quadro alérgico grave em algumas pessoas.
Além disso elas são vetores mecânicos, transportando microrganismos patogênicos principalmente quando encontradas em hospitais entrando em contato com o material infectado, ferimentos ataduras usadas ou lixo e posteriormente entrando em contato com o paciente, alimentos, medicamentos, aparelhos e utensílios ou salas de UTI.
É uma preocupação também na sua casa, pois podem contaminar seus alimentos e utensílios de cozinha Os métodos tradicionais de controle de insetos, quando utilizados para formigas domésticas, tem se mostrado pouco eficazes, mesmo quando realizados por empresas especializadas. É importante salientar que matar somente as operárias não é um método eficaz, muito pelo contrário, ele pode incentivar a fragmentação da colônia aumentando a infestação! Portanto, devemos agir nos ninhos!
Controle de Formigas, como fazer?
Para um controle efetivo, devemos levar em consideração três pontos: espécies de formigas envolvidas, feitas através da
inspeção minuciosa natureza da infestação; Localização dos ninhos que pode ser feito através de iscas atrativas compostas de mel ou sardinha. As iscas atrativas com inseticida é considerado o método mais efetivo, porém deve-se tomar cuidado para que o inseticida não fique em uma alta concentração, matando as operárias antes delas chegarem aos ninhos e matar toda a colônia.
Para que não surjam ou voltem a aparecer formigas em sua casa, siga as seguintes dicas: limpe os ambientes e não deixe restos de alimentos expostos, principalmente durante a noite Recolha regularmente o lixo fechando-o em sacos plásticos fechados. Feche bem os potes e sacos que sacos que armazenam alimentos e para reforçar a uso de bases repelentes colocando-a sob esses potes.
Use fita dupla-face, vaselina, recipientes com água mistura de vaselina sólida com óleo nos pés das camas e mesas, para evitar que as formigas subam. Vede fendas na parede e no chão e os espaços existentes entre os azulejos e rodapés, pois são locais propícios para o seu ninho Pode os galhos das árvores em contato com o interior da edificação para diminuir o acesso às áreas internas, Umedeça ou molhe a trilha das formigas isso fará com que fiquem desorientados e perdidas.
Quando localizadas em aparelhos eletrônicos, o melhor é abrir o equipamento, localizar o ninho e matá-las. Não aplique inseticida, pois ela pode danificar o aparelho! Se você possuir mais alguma dúvida sobre como proceder na presença de formigas, entre em contato com a
Alguma Empresa Especializada em Controle de Pragas da sua cidade.