giardia canina

Muito conhecido pelos tutores e pais de pets, a giardia canina é uma infecção bastante comum, responsável por alterar o intestino dos cães. Assim, provoca um grande desconforto e é propagada com enorme facilidade, especialmente nos dias mais quentes do ano.‌

Sua transmissão ocorre por meio da ingestão de alimentos ou da água, contaminados pelo protozoário da infecção. Acomete cachorros e gatos de todas as idades, entretanto, a giárdia ocorre com mais frequência em filhotes – na qual gera problemas de saúde ainda maiores. Saiba mais sobre os impactos da giardíase nos seus cachorrinhos!

O que é a giardíase canina?

A giardia canina é uma doença parasitária causada pelo agente Giardia Lamblia, também conhecida como giardíase. Sua infecção começa com lesões no trato intestinal do animal, causando os primeiros sintomas, como dores abdominais e vômitos.

Além de ser provocada por um protozoário, a doença também é conhecida por ser uma zoonose – ou seja, ela pode ser transmitida também aos humanos. Por isso, todo cuidado para prevenção e proteção dos seus bichinhos deve ser tomado.

Quais os sintomas?

O principal sintoma da doença é a diarreia, com a presença das fezes com cheiro bem forte e bem pastoso. Junto a isso, dores abdominais também são bem comuns, assim como, também, com a presença de:

  • Vômito;
  • Desidratação;
  • Perda de apetite;
  • Perda de peso.

Caso não seja tratada e evolua para um quadro mais grave, a giardia canina pode ser fatal e levar o seu bichinho ao óbito. Como os sintomas são semelhantes a outras doenças, é comum que o tutor se confunda – por isso, a importância de consultar o veterinário.

Impacto da giardíase na saúde geral dos cães

Os cistos, quando ingeridos, se instalam no intestino do animal onde se desenvolvem e se reproduzem. Com isso, todo o processo de desenvolvimento desses cistos causa grandes problemas ao cão, como dificuldade na ingestão e na absorção de nutrientes. 

Leia Também →  INGRESSOS NATAL LUZ NA SERRA GAÚCHA 2022/2023

Em alguns casos, a doença pode causar desidratação severa e dificultar os tratamentos, além de poder levar o animal a óbito. Nesse sentido, é fundamental levar o seu pet para um veterinário e fazer exames periódicos, para identificar a doença e iniciar o tratamento imediatamente.    

Como tratar a doença corretamente?

Para tratar a giardia canina, é utilizado um antiparasitário específico para o cão e, em alguns casos, pode ser necessário o uso de antibióticos, como no caso da diarreia com sangue. O diagnóstico é feito a partir dos exames de fezes, com o auxílio do médico veterinário para coleta.

A prevenção da giardia canina pode ser através da vacinação do animal, assim, os sintomas ficam mais evidentes para os tutores iniciarem o tratamento. Outra forma de prevenir a doença é seguir algumas medidas básicas de higienização, como por exemplo:

  • Higienizar o ambiente com frequência;
  • Servir água filtrada para o cachorro beber;
  • Lavar as mãos;
  • Tirar os sapatos antes de entrar em contato com seu bichinho;
  • Não deixar o cão lamber as fezes de outros animais.

Seguir essas medidas de higiene impede que a giardíase se propague com facilidade. No entanto, é recomendável levar o cãozinho para um veterinário para ter um tratamento mais adequado.

Onde encontrar remédio para giardia canina e micose de cachorro? 

‌A giardia canina é uma doença comum, e coloca a saúde dos animais e tutores em risco. Por isso, é essencial levar o animal para um veterinário e se prevenir para impedir a transmissão da doença. 

Portanto, ao observar os sinais que o seu cãozinho apresenta é importante diagnosticar com antecedência, impedindo assim o desenvolvimento da doença. Dependendo do tratamento, o médico veterinário pode recomendar o uso de antibióticos, e na Drogavet você encontra remédios para a giardia canina e outras doenças, como a micose em cachorro.

Leia Também →  Como atua um guru trade conhecido como o profissional do futuro?

Se você notar alguns desses sintomas no seu cãozinho, leve-o para a DrogaVET mais próxima com a receita em mãos para iniciar o tratamento! Em nossa loja, você encontra manipulados de qualidade para tratar a giardia canina, micose em cachorro, hiperadrenocorticismo e outras inúmeras condições.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Managed by Immediate JFusion