Como proteger mercadorias, veículos e motoristas durante o transporte de carga? Como fazer a prevenção de acidentes de trânsito? Quais são as maneiras de evitar perdas financeiras em circunstâncias imprevistas?
Essas questões sobre segurança no transporte de cargas fazem parte do dia a dia dos profissionais da área de logística. Além disso, vale destacar que uma das partes mais eficientes das medidas de segurança é o rastreamento de cargas.
Há um consenso geral no setor de transportes de que tais operações são repletas de riscos para os empresários e seus clientes. Por isso, é necessário um grande esforço para realizar a gestão de riscos e prevenir os problemas antes que eles aconteçam.
A seguir, vamos detalhar melhor este assunto e te mostrar algumas medidas que devem ser tomadas tendo em vista a aplicação de medidas de segurança no transporte de cargas!
Por que a segurança no transporte de cargas é importante?
Com as estradas muitas vezes sem as condições mínimas e o aumento da atividade de quadrilhas especializadas em roubo de cargas, a obrigação de administrar o risco recai sobre o transportador. Assim, para minimizar as perdas, o departamento desenvolve soluções para amenizar os piores problemas.
Quais medidas tomarar para uma melhor segurança no transporte de cargas?
São muitos os problemas que podem surgir durante o transporte de cargas, como, por exemplo, acidentes, atrasos, avarias e roubos. No entanto, para buscar evitar ou amenizar estes acontecimentos, algumas medidas são necessárias, medidas estas que promovem maior segurança no transporte de cargas. Confira algumas das medidas a seguir!
Elabore um programa de gerenciamento de riscos
Para buscar uma segurança no transporte de cargas, a primeira ação a ser feita, é elaborar um programa de gerenciamento de riscos. Pois, não é nenhuma novidade que neste tipo de trabalho, existem muitos acontecimentos de contratempos que podem afetar muito a produtividade da frota.
Com esta estratégia empática, você irá pesquisar coisas como qual é a rota mais adequada para o motorista usar e prevenir problemas, como acidentes na estrada ou roubo da carga. Com esta medida, você pode fazer seus fretes com mais eficiência e segurança.
Manutenção preventiva dos veículos
Quando não é feita a manutenção dos veículos aumenta a probabilidade de falha mecânica, colocando em risco a vida de funcionários e terceiros. Por isso, uma das medidas mais importantes de segurança no transporte de cargas é a manutenção preventiva.
Esse processo ajuda na identificação e para conseguir prever falhas mecânicas para que possam ser corrigidas antes que causem maiores problemas. Além de prevenir acidentes, essa prática ajuda a prolongar a vida útil do caminhão.
Portanto, para desenvolver um plano de manutenção regular, todos os veículos devem passar por manutenção regular. Mais uma dica nesse sentido é realizar uma inspeção geral antes de cada viagem, atividade conhecida como manutenção preditiva.
Veja os principais sistemas mecânicos que devem ganhar mais atenção na realização de manutenções periódicas:
- Estado de conservação dos pneus;
- Filtro de ar, óleo e combustível;
- Luzes de sinalização;
- Módulo de injeção;
- Sistema de freio;
- Sistema de suspensões;
- Sistemas elétricos.
Portanto, quando se mantém todos esses sistemas operando da melhor forma possível, são minimizadas as chances de ocorrer as mais diversas avarias em meio ao transporte de cargas.
Faça o rastreamento de cargas
Mais uma medida muito eficaz de garantir a segurança no transporte de cargas é por meio do monitoramento remoto das frotas e rastreamento de cargas. No entanto. Para pôr isso em prática, podemos encontrar diversos sistemas de rastreamento no mercado. O mais utilizado é baseado em transmissões via satélite e dispositivos GPS, que se combinam para monitorar a localização e o movimento de cada um dos veículos.
Isso possibilita aos gerentes de frota um rastreamento mais detalhado dos caminhos dos caminhões. Caso haja algum problema que pare o veículo ou altere sua rota, o sistema fornecerá alertas e comunicação remota do status do transporte. Além disso, essa é uma tecnologia que pode possibilitar a obtenção de outros benefícios que contribuem para a segurança neste tipo de trabalho. São exemplos:
- Dispositivos de alarme de pânico;
- Atualizar câmeras de segurança de veículos;
- Sistemas de travamento do compartimento de bagagem e das portas da cabine;
- Gestão de variáveis como velocidade, aceleração e travagem;
- Controle remoto de ignição, em caso de emergência;
- Monitorize os movimentos da frota através de uma plataforma online.
Contrate seguro para a carga
Mesmo que você tome várias outras medidas de segurança para o transporte de cargas, imprevistos dos mais diversos tipos, como roubos, acidentes, furtos ou quebras podem acontecer. Nesses casos, contratar um seguro de carga é fundamental para evitar grandes prejuízos.
Além de dar mais tranquilidade ao seu negócio, ter um seguro também pode aumentar a confiança do cliente em seus serviços.
Ofereça treinamento e capacitação aos motoristas
Mais uma medida de segurança na realização do transporte de cargas é o treinamento contínuo dos motoristas. Motoristas experientes e bem treinados sabem como navegar no trânsito e ter cuidado, reduzindo o risco de acidentes ou danos à carga.
Alguns cursos de treinamento podem beneficiar todos os tipos de motoristas, como leis de trânsito ou cursos de direção defensiva. Outras, como o transporte de mercadorias perigosas, são mais específicas e indispensáveis.