Para que fazer exercício físico?
Exercícios – Você pode começar com as atividades cotidianas: trabalhar no jardim, passear com as crianças ou fazer uma caminhada regular e rápida. E, é claro, observe atentamente seus próprios hábitos relacionados ao transporte: use escadas em vez de um elevador ou escada rolante, deixe seu carro para trás e ande a pé ou de bicicleta.
Muito já foi alcançado, mas isso certamente não é suficiente.
Além da atividade diária normal, recomenda-se um consumo calórico de 800-1000 kcal por semana como requisito mínimo relevante para a saúde.
O treinamento físico regular é um fator de proteção confiável.
Mas como deve ser esse esporte para desenvolver seus efeitos preventivos? Porque, como você sabe, nem todo esporte é saudável em si.
Primeiro de tudo:
Uma vez é melhor do que nunca, mesmo que o treinamento em ciências recomende pelo menos três unidades por semana e esse também deve ser o objetivo.
Mas isso pode acontecer por si só se um importante princípio didático for observado: o esporte de saúde também deve ser divertido.
Porque as pessoas são e permanecem motivadas apenas quando treinam com alegria. Dessa maneira, uma ou duas dificuldades iniciais podem ser superadas.
O que é exercício físico exemplos?
Conteúdos importantes dos programas esportivos preventivos são:
- O treinamento de resistência
- Treinamento de força e flexibilidade também
- Treinamento de coordenação e relaxamento
O treinamento moderado de resistência , por exemplo, através de esportes como corrida, natação, ciclismo ou esqui cross-country, tem um efeito positivo no sistema cardiovascular, melhora os níveis de lipídios no sangue e diminui a pressão arterial. Previne o diabetes relacionado à idade, fortalece o sistema imunológico e ajuda a melhorar o humor
Ao fazê-lo, seu efeito protetor à saúde se manifesta, o que se aplica ao esporte de saúde em geral, mas apenas se for operado continuamente e a longo prazo.
A partir dos 25 anos, perdemos cerca de um por cento da nossa massa muscular por ano sem tomar medidas adequadas. Os músculos do tronco, que permitem caminhar ereto, tendem a enfraquecer. Como resultado, ocorrem frequentemente queixas funcionais que não podem ser tratadas efetivamente apenas com massagens. Um treinamento de força bem dosado estabiliza e protege a coluna, também protege contra a osteoporose e é um elemento importante da prevenção de quedas.
Além disso, o treinamento de coordenação neste contexto é de grande importância, mas esse papel na vida cotidiana de forma independente e para lidar com segurança através até a velhice.
A complexa interação do sistema nervoso e dos músculos, que possibilita nosso movimento em primeiro lugar, deve ser treinada regularmente para que funcione de maneira confiável. Todos sabemos como é difícil aprender um novo movimento – por exemplo, patinação no gelo – com que frequência você precisa praticar e praticar quedas repetidas vezes até que um padrão de movimento estável se desenvolva. Se esse sistema não for mais usado, a coordenação do movimento e, portanto, o controle do corpo serão cada vez mais perdidos.
Exercícios Físicos – Mais benefícios
Um treinamento direcionado de mobilidade e elasticidade pode compensar posturas cotidianas desfavoráveis e tensões unilaterais – as pessoas modernas passam a maior parte do dia sentadas. Isso permite mobilidade natural e uma limitação das habilidades motoras cotidianas, o que torna difícil amarrar sapatos ou vestir-se e despir-se, por exemplo.
Por fim, a importância dos exercícios de relaxamento é quase autoexplicativa, dado nosso ambiente de trabalho cada vez mais agitado e o fogo constante dos meios de comunicação modernos.
Além desses efeitos do treinamento, principalmente relacionados a aspectos físicos, também são promovidos recursos psicossociais de saúde, principalmente nos chamados esportes de saúde. Isso inclui
- Melhor gerenciamento de humor
- Aquisição de conhecimento de ação e competência como pré-requisito para o comportamento saudável do dia a dia
- O desenvolvimento de um conceito de corpo positivo
- O desenvolvimento de crenças de auto-eficácia, bem
- A experiência de competência e envolvimento social
O compromisso com o seu próprio bem-estar e saúde é uma parte importante de um modo de vida determinado. Portanto, esporte e exercício físico devem ocupar um lugar natural na vida cotidiana. Muitas empresas de seguro de saúde apoiam atividades individuais de prevenção e assistência à saúde, p. B. reembolsando os custos do curso.