Câncer de próstata avançado

 

Conseguir um diagnóstico de câncer em fase avançada pode ser avassalador. Mas muitos recursos e profissionais diferentes estão disponíveis para o ajudar ao longo do caminho.

 

Para além da sua equipe de médicos, há pessoas que o podem ajudar a falar sobre outras preocupações. Continue a ler para saber quem provavelmente fará parte da sua equipe de cuidados e onde obter respostas a diferentes questões de tratamento, bem como chegar a um apoio emocional.

Urologista

Um urologista é um médico especializado no tratamento de doenças e condições do sistema urinário e do sistema reprodutor masculino. Este é provavelmente o médico que lhe deu o seu primeiro diagnóstico.

 

Eles estarão envolvidos durante todo o curso do seu tratamento e podem responder a perguntas sobre o funcionamento da próstata, e como lidar com complicações com o seu trato urinário e bexiga e em hormônios como a testosterona.

 

Alguns urologistas têm formação extra para tratar o câncer. Eles se chamam oncologistas urológicos. Eles podem realizar cirurgias e supervisionar o tratamento do câncer da próstata.

Oncologista

Este médico é especializado em tratamentos do câncer. Verá um oncologista médico para fazer testes e rastreios para descobrir em que fase se encontra o seu câncer. O oncologista recomendará também um plano de tratamento, que pode incluir quimioterapia, terapia hormonal, ou outros medicamentos.

 

Eles podem responder a perguntas sobre o que pode acontecer à medida que o câncer progride e dizer-lhe quais as opções de tratamento disponíveis em cada fase do seu tratamento oncológico. O seu oncologista monitorizará o funcionamento de cada tratamento e recomendará mudanças conforme necessário.

 

Pode também perguntar a um oncologista sobre as opções de tratamento mais recentes e se eles acham que você seria um bom candidato para quaisquer ensaios clínicos.

O oncologista da radiação

A radioterapia utiliza raios de alta energia dirigidos às células cancerígenas para as matar ou abrandar o seu crescimento. Com câncer avançado, a radiação é utilizada para retardar o crescimento do câncer e reduzir os sintomas dolorosos. Se estiver a receber radioterapia, um oncologista de radiação irá supervisionar este tipo de tratamento.

 

O oncologista de radiação recomendará o tipo de radiação a utilizar e acompanhá-lo-á ao longo do processo. Discutirá também quaisquer sintomas da radioterapia. Eles irão monitorá-lo durante o tratamento. Após a conclusão dos tratamentos, o médico irá verificar o efeito da radiação no crescimento do seu câncer.

Assistente social

Alguns assistentes sociais são especializados em oncologia, o que significa que têm uma formação única para trabalhar com pessoas com câncer e as suas famílias. Quando as coisas se tornam esmagadoras, um assistente social pode ajudá-lo a elaborar um plano. Podem também falar consigo e com a sua família sobre os sentimentos em torno do seu diagnóstico e tratamento e oferecer recursos para apoio emocional.

 

Para muitas famílias, um diagnóstico de câncer pode também significar preocupações financeiras. Um assistente social pode ajudá-lo a lidar com questões de seguro de saúde e descobrir se se qualifica para qualquer programa de assistência financeira.

Dietista

Durante o tratamento do seu câncer, as suas necessidades nutricionais podem mudar. Um dietista pode ajudá-lo a desenvolver um plano alimentar saudável que garanta que está a receber vitaminas e minerais suficientes.

 

Há algumas pesquisas que mostram que as mudanças alimentares podem ter um efeito positivo no câncer da próstata. Do médico urologista até o assistente social, todos estarão disponíveis para solucionar dúvidas e te acompanharem nessa jornada.

 

Leia Também →  Câncer nos testículos: o que é e como detectar?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Managed by Immediate JFusion