Indústria Alimentícia – Cuidados essenciais que garantem a qualidade Rui News

Os fabricantes de alimentos e distribuidores de produtos devem tomar precauções extensivas ao criar seus produtos para a indústria alimentícia. Essas precauções garantem que a indústria permaneça relevante e competitiva ao manipular as papilas gustativas do público. Encontre essas precauções listadas no texto por meio de uma análise detalhada de cada setor.

Como isso pode afetar a saúde do consumidor, pode custar muito caro às empresas  distribuidoras de produtos químicos se elas produzirem alimentos não saudáveis. Ou podem incorrer em pesadas multas, ou serem permanentemente proibidos de produzir os alimentos.

Os consumidores podem processar sua empresa por altos custos e multas se tiverem algum problema causado pelos alimentos que você fabrica. Essas multas e penalidades podem levar a sua empresa e a distribuidor de produtos químicos a ser banida ou multada em quantias extremamente altas.

A ANVISA, Agência de Vigilância Sanitária, exige o cumprimento de normas específicas para o cumprimento de suas normas para a Indústria Alimentícia. Esses padrões são projetados para garantir que o alimento seja saudável para o consumidor.

Escolha um bom local para montar a sua fábrica

Indústria Alimentícia

As pessoas precisam ter certeza de que o local escolhido para uma empresa de alimentos não está contaminado com elementos nocivos. Isso inclui verificar a integridade dos funcionários e dos alimentos.

Estruturas de construção precisam ser resistentes a pragas e à gravidade. Desta forma, os edifícios não permitem a entrada de insetos, roedores e outros visitantes indesejados. Certificar-se de que os materiais usados ​​nas construções não são tóxicos também é importante.

Atenção ao piso

Limpar quaisquer regras impostas pela indústria é essencial para manter um local de trabalho higiênico. Idealmente, isso envolve a manutenção de um piso inclinado em direção a um canal ou dreno próximo.

Uma estação de sanitização deve ser incluída no piso. Deve ser não poroso, fácil de limpar e impermeável ao trânsito de materiais. Além disso, deve ser à prova d’água e livre de deslizamentos.

Limpe rapidamente os alimentos derramados para evitar a infestação de pragas e manter o piso higiênico. Qualquer comida espalhada pelo chão deve ser limpa rapidamente.

Tenha cuidado com as paredes

É importante garantir que as paredes exteriores sejam à prova d’ água e manchas, bem como fáceis de limpar. Eles também precisam estar livres de pragas; isso pode ser conseguido com proteção anti-pragas dentro das paredes.

Os ângulos da parede precisam seguir o piso e o teto suavemente para serem adequados para habitação.

A Food and Drug Administration recomenda que as paredes sujas não impeçam a visibilidade. Por isso é importante ressaltar que paredes escuras atrapalham a limpeza. É por isso que a agência federal brasileira responsável pela fiscalização dos estabelecimentos alimentícios, a ANVISA, recomenda a manutenção de paredes de cores claras.

Realização de controle de pragas

É crucial erradicar invasores como roedores, insetos e outros vetores de doenças durante o preparo dos alimentos.

Recomenda-se inserir telas e aplicar venenos específicos, como o tetracloreto, para atender às exigências da ANVISA. Também é necessário contratar uma empresa especializada para fazer esse processo. É necessário testar regularmente os funcionários para possíveis infecções e outras doenças. Funcionários com feridas abertas ou cortes nas mãos não podem manipular alimentos.

Descarte inteligente de lixo

É comum que sobras de alimentos sejam descartadas durante o processo de preparo. Isso requer armazenamento acessível com tampa de pedal e materiais descartáveis ​​fáceis de limpar.

Todos os dias, o funcionário que exerce essa função deve retirar sua porção do local de preparo e transportá-la em sacos lacrados até o próximo local de descarte. Depois de lavar as mãos, eles devem retornar à sua rotina regular de limpeza. Isso garante que os clientes permaneçam seguros e que as ofertas de alimentos de sua indústria produzam bons resultados.

Manuseio de alimentos

Um restaurante precisa gerenciar cuidadosamente a necessidade de comida. Quando houver sobras de alimentos, devem ser armazenadas em recipientes apropriados com etiquetas apropriadas indicando a data de validade e quando foi utilizado.

A ANVISA exige que qualquer produto não conforme seja adquirido de um fornecedor com licença sanitária atualizada. Todas as datas de manuseio e validade devem ser seguidas corretamente.

Os alimentos devem ser colocados na geladeira ou no micro-ondas a 5°C ou menos. Qualquer alimento servido em um evento de degustação deve ser protegido contra contaminação.

Para higienizar adequadamente todos os utensílios de cozinha usados ​​para misturar alimentos, todos os ingredientes alimentícios precisam vir de marcas conceituadas com recomendações confiáveis ​​de armazenamento.

Utilização de EPI’s

A higiene adequada e o uso adequado de equipamentos de proteção são necessários ao manusear os EPIs, como máscaras, luvas e óculos.

A lavagem frequente das mãos também é necessária para evitar a propagação de germes. Ao substituir EPIs desgastados, deve-se ter a devida atenção para a substituição correta dos itens e manutenção de sua limpeza.

A utilização de equipamentos de proteção individual é obrigatória pela legislação de boas práticas em vigor. Isso ocorre porque o uso de EPI é necessário pelas autoridades locais para minimizar a propagação do Coronavírus entre o público. No entanto, de acordo com a ANVISA, o uso opcional de EPI não é exigido pelas instituições.

Mesmo com todas as rigorosas normas da ANVISA para alimentos, a contaminação dos alimentos ainda ocorre. Isso ocorre porque as indústrias alimentícias simplesmente não são responsabilizadas pela saúde de seus consumidores. Também é necessário observar que esses padrões são uma lista enorme e requerem recursos significativos. Como tal, é aceitável dizer que pouco ou nenhum cuidado é dado à alimentação.

Leia Também →  Dedetização é só gasto? Não!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Managed by Immediate JFusion