Saúde no Trabalho

Saúde no trabalho: Saiba como o estresse pode estar relacionado a saúde bucal

Posted by

Um dos ocasionadores  de problemas bucais no ambiente do trabalho pode ser o estresse. A carga elevada de tarefas, associada a outras situações ansiogênicas podem acarretar problemas no corpo e prejudicar de forma considerável o andamento dos serviços. Por isso, é preciso compreender como manter a saúde no trabalho.

Nesse sentido, o colaborador que vive em um ambiente estressante pode sofrer com doenças bucais variadas e decorrentes desse tipo de situação.

Você pode encontrar nas Redes Sociais Bons Planos Odontológicos que vão oferecer boas vantagens você precisa usar o Marketplace que lá tem  vários anúncios, dá até pra saber a cotação.

Assim, é importante que a empresa disponibilize um plano dental coletivo empresarial, bem como o médico, para que os colaboradores possam lidar com tais situações e possíveis complicações.

No presente artigo abordaremos como o estresse decorrente do trabalho e de outras situações pode acarretar doenças bucais e como tentar lidar com esse tipo de quadro.

Continue lendo nosso conteúdo aqui no Bebê Clothing e fique por dentro de todas as informações sobre saúde no trabalho.

O estresse e a saúde bucal

A saúde bucal é muito importante para que o corpo se sinta equilibrado e para que questões como autoestima e confiança sejam aprendidas/ampliadas, afinal, o sorriso é um elemento fundamental para uma boa conversa e a construção da autoimagem.

Segundo estimativas, cerca de 90% da população terá alguma doença bucal que podem variar como:

  • Cáries;
  • Gengivite;
  • Tártaro;
  • Periodontite;
  • Câncer de boca.

Entretanto, alguns componentes podem afetar o equilíbrio da saúde bucal e um desses fatores é o estresse.

A chamada doença da modernidade, o estresse agrava muito determinados processos e geram uma saúde dos dentes e da boca debilitante.

O Brasil é considerado o segundo país mais estressante do mundo, o que faz com que, consequentemente, os problemas bucais sejam desenvolvidos.

Para se ter uma ideia disso, o estresse favorece a liberação de adrenalina e outros hormônios na corrente sanguínea, o que pode gerar desequilíbrio. Segundo o Journal of Periodontology, publicado em 2007, o estresse interfere muito na saúde bucal.

Esse estudo mostrou que 56% dos participantes afirmaram que situações de estresse interferiram na capacidade das pessoas de escovarem os dentes e usar o fio dental, debilitando a saúde bucal.

Além disso, o hormônio cortisol acumula-se em níveis altos, o que pode gerar doenças periodontais.

Abaixo abordaremos algumas doenças bucais causadas pelo estresse e que podem ser tratadas pelo plano odontologico empresarial.

Doenças bucais derivadas do estresse

Existem alguns quadros de doenças bucais que podem ser decorrentes dos níveis de estresse.

Entre esses níveis de estresse podemos destacar o estresse, que permite que as pessoas concluam projetos, e o distresse, que já possui um efeito negativo, gerando medo, frustração e raiva.

Além deles, o hipostresse gera problemas como o tédio e desespero, enquanto  hiperstresse ocorre quando há um grande esforço para cumprir prazos, acarretando em ansiedade e burnout, por exemplo.

Os níveis de estresse que mais afetam a saúde bucal são o hiper estresse e o hipo estresse, sendo que os dentistas de convenio odontologico indicam o cuidado redobrado com a higienização e a visita periódica para limpezas como a profilaxia.

Abaixo abordaremos alguns dos quadros clínicos que podem se manifestar a partir do estresse generalizado, causado por sobrecarga de trabalho.

1.   Bruxismo

Uma das doenças ligadas de forma profunda ao estresse e a ansiedade é o bruxismo, que é o hábito de ranger os dentes de forma inconsciente, principalmente durante o sono, o que pode gerar dor de cabeça, além de dor e desgaste nos dentes.

2.   Gengivite

Quando as pessoas ficam estressadas, é comum que certos cuidados com a saúde sejam deixados de lado ou sejam feitas de forma incompleta, como o caso da higiene bucal.

Neste sentido, o desenvolvimento de placas bacterianas começam a aparecer de forma cada vez maior.

Essas placas podem atingir a gengiva e originar uma inflamação conhecida como gengivite, que provoca sangramentos e também o mau hálito.

3.   Periodontite

A periodontite é uma inflamação generalizada e que consiste no agravamento do quadro da gengivite.

Assim, os tecidos de suporte dos dentes são afetados, e se não tratados e acompanhados pelos dentistas do plano odontologico para MEI, podem causar a perda dentária.

4.   Boca seca

Situações estressantes podem impactar na produção de saliva, gerando uma boca seca, que cria um ambiente propício para o desenvolvimento de bactérias e, consequentemente, o aparecimento de outras doenças, como as que tratamos acima.

Todas essas doenças são originadas e podem ter como fatores agravantes o estresse. Assim, tais quadros clínicos devem ser acompanhados pelos dentistas e também uma nova rotina.

Além disso, separar um tempo para descanso e investir em um hobby, são medidas essenciais para que os níveis de estresse diminuam e que a saúde bucal seja muito bem tratada e garantida.

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe da Ideal Odonto, empresa especializada em planos odontológicos com atendimento acessível para devolver o sorriso dos pacientes.

Preenchimento de mandibular

Preenchimento de mandíbula faz enorme sucesso entre os homens! As técnicas de harmonização facial estão se tornando cada vez mais populares entre os homens.

Esse procedimento busca o rejuvenescimento e a simetria facial, através da correção das imperfeições do rosto. A preenchimento da mandíbula é uma dessas técnicas, que tem se tornado cada vez mais popular por causa dos excelentes resultados obtidos.

O preenchimento na região da mandíbula é cada vez mais procurado por homens que buscam rejuvenescer o aspecto da face. A intenção é de inserir ácido hialurônico na região, para proporcionar uma face mais harmônica. site de acompanhantes

Esse procedimento está se tornando cada vez mais popular, visto que oferece diversos benefícios para a saúde do paciente.

Gostou do conteúdo? Clique aqui e confira outras informações nesta categoria.

Leia Também:

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.